
No último dia 12 de novembro de 2025, a Sala Visconde de São Leopoldo, na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), recebeu o concorrido lançamento da mais nova obra memorialista do confrade Gabriel Kwak:
“Esther, pioneiríssima: Esther de Figueiredo Ferraz, a primeira mulher a assumir um Ministério no Brasil”, publicada pela Editora OLPB.

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades, desembargadores, juízes, advogados, jornalistas, escritores, familiares do autor e membros da Academia Cristã de Letras. O público foi recebido pelo autor, pela publisher da OLPB, Nilzângela Souza, pela sobrinha da biografada e guardiã de seu legado, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, e pelo presidente da Academia Cristã de Letras, Juarez Moraes de Avelar, um dos maiores incentivadores da obra.
Como destacou o autor ao agradecer a presença dos confrades:
“Obrigado pelo prestígio, meus confrades da nossa ACL. Vou citá-los um por um, a começar pelo Juarez, cuja neta, Isabela, que mora nos EUA, é sobrinha-neta da biografada. Foi uma afluência imensa, graças a Deus. Estou exausto! (rs). Raquel, Fran e Thais registraram imagens ótimas. A Profa. Esther foi precursora em tantos aspectos que merece ser sempre lembrada e evocada. Curiosamente, houve eleição no TJ-SP ontem e contei com a presença de muitos desembargadores, inclusive eleitos.”

A Acadêmica Frances de Azevedo também comentou suas primeiras impressões da obra:
“Obviamente, já passei uma ‘vista’, onde encontramos alguns confrades: Reinaldo Bressani, Guido Palomba, Paulo Nathanael Pereira de Souza e Carlos Taufik Haddad.”
Presenças ilustres
A noite de autógrafos contou com destacadas personalidades do meio jurídico e acadêmico, entre elas:
- Profa. Leila Rabello de Oliveira, Pró-Reitora de Educação Digital do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo;
- Prof. Celso Campilongo, atual diretor da Faculdade de Direito da USP;
- Profa. Ana Elisa Bechara, nova diretora da FDUSP;
- Os Desembargadores Roberto Mac Cracken (eleito no mesmo dia Presidente da Seção de Direito Privado do TJ-SP para o biênio 2026/2027), Alexandre Lazzarini e Ana Paula Patiño;
- Profa. Ivette Senise Ferreira, primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito;
- O jurista e escritor Durval Noronha Goyos Jr., da Academia de Letras de Portugal.
Da Academia Cristã de Letras, estiveram presentes, além do presidente Juarez, os acadêmicos José Pezza, Frances de Azevedo, Raquel Naveira, Thais Bizarria e Domingos Zamagna.
Dedicatória especial
O lançamento também foi marcado por emocionantes homenagens. Entre elas, a dedicatória do autor, Gabriel Kwak, à sua companheira:
“À NILZÂNGELA SOUZA, cujo afeto aquece meus sonhos e dá colorido à minha vida.”







